2/21/2013 04:10:00 PM

O dia que já foi

Por Fernanda Tsuji |


Hoje, logo que fiz o café, tive uma daquelas certezas calmas que te ocorrem poucas vezes na vida: isso aqui é só um momento. Os dias, tristes ou felizes, não vão durar mais do que o tempo certo de retornarem outra vez, substituindo-se e frustrando um ao outro. E aí o que sobra é o “lembra quando eu estava fazendo freela e podia tomar café em casa no meio da tarde sentada no sofá sozinha?”. Não é eterno estar aqui e as situações permitem mais do que um sentimento reinante. Talvez uma democracia de sentimentos até!

Pois é, se não sentir vontade de fazer isso agora, talvez acorde mais inspirada no dia seguinte. Ou no outro. Ou no outro. Respeitar o ânimo do dia e esperar mais um pouco até a vontade surgir. Ela vai vir e aí você vai lá e faz. Ou vai passar e você respeita isso também. “Pode ir”.

Eu costumava achar, sem total crença ou fé embutida, que tudo ao meu redor era muito definitivo. Todas as tarefas eram soberanas de minhas vontades e minhas tristezas seriam para sempre. Uma bipolaridade unilateral. Era só triste ou só feliz. Sentimentos não poderiam coexistir. Mas a verdade recém-descoberta é que tristeza, felicidade, frustração, euforia, apatia...são só passageiros do trem que vai embora. Todos sentados lado a lado, todos reclamando melhores lugares no vagão.

Hoje pode não ter sido meu dia, mas ele acaba em exatas 4 horas. Amanhã pode ser incrível, mas só vai durar 24 horas também. E depois e depois e depois não sei. 

1 comentários:

Larissa disse...

É, eu também tenho entendido as coisas dessa maneira. As coisas mudam. Em algum momento você olha para trás e se dá conta de que mudou, sem dar aviso de que mudaria tanto. E sim, isso é bom. Não aceitar mudar é uma atitude que só traz infelicidade.
Já nessa perspectiva de dias bons e ruins, isso me traz certa ansiedade. Queria fazer todos os dias ficarem bons. Ou então enxergar as situações vividas no cotidiano com um olhar mas distante de como a vida incrível. Esse é um vício da adolescência que eu acredito ainda não ter superado.
Mas fico feliz com esse post. Ele coroa bem os 11 anos de blog, e os nossos 14 anos de amizade :)
O tempo passou e ficamos mais maduras, isso é fato!